Edição 772
Cantinho da Saúde: Conserve bem os alimentos e evite doenças provocadas por bolores ou fungos
Todos os anos, são reportados na União Europeia, várias centenas de casos de contaminação por micotoxinas, substâncias tóxicas produzidas por certos bolores ou fungos.
Todos os anos, são reportados na União Europeia, várias centenas de casos de contaminação por micotoxinas, substâncias tóxicas produzidas por certos bolores ou fungos. À frente só as notificações relativas a microrganismos patogénicos (como Salmonella e Listeria). É, por isso, importante mantermos os alimentos em boas condições e respeitar o seu estado e tempo de consumo.
As micotoxinas podem surgir em cereais, especiarias, legumes, frutos secos ou leite e algumas são perigosas para o organismo e podem causar doenças. O bolor é um indício da sua presença, mas também é possível que o alimento contaminado não apresente sinais.
Segundo a DECO, a contaminação dos alimentos por bolores pode acontecer em qualquer fase do processo de produção. O solo, os insetos, o vento, a chuva, as máquinas de colheita e os animais roedores são possíveis fontes de contaminação.
Os alimentos contaminados podem chegar à cadeia alimentar de forma direta (por exemplo, através de frutos frescos ou secos, de legumes ou de carne, amendoins, leite, cereais e especiarias) ou indireta, pelos derivados de frutos (por exemplo, sumos), legumes e carne e ainda de farinhas, pão, cerveja, vinho, queijo, enchidos, entre outros.
Em casa, devemos ter alguns cuidados e não esquecer que a luz, o calor e a humidade são inimigas da boa conservação. A comida deve ser guardada em local fresco e seco ou de acordo com as indicações nos rótulos. Os alimentos suscetíveis de se estragarem no frigorífico, devem ser conservados numa boa arrumação, cobrindo-os para evitar contaminações.
A presença de bolores nos alimentos é um sinal de alerta, por isso, não coma nada que o apresente. Deitar a parte do pão que tem bolor no lixo e consumir a outra parte que não tem não é uma conduta segura, uma vez que o alimento pode já estar totalmente contaminado.
Por outro lado, se, em casa, detetar aromas desagradáveis, como por exemplo cheiro a mofo nas especiarias, rejeite os alimentos.
-
Assinatura em pdf2 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa5 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa5 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô