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Ano 2009

Continental Mabor em risco

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O presidente da portuguesa Continental Mabor, cujo accionista alemão Schaeffler está em risco de falência, garantiu hoje que a empresa tem “a situação controlada” e que a sua “estratégia sólida e conservadora” afasta eventuais problemas em Portugal.

A empresa alemã que pertence ao grupo Schaeffler, Continental Mabor está à beira da falência. Segundo o jornal económico “Oje” a Continental AG vai requerer a ajuda do governo alemão para ultrpassar esta crise que se abateu no sector automóvel, visto que terá um divida de cerca de 11 mil milhões de euros.

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Os herdeiros do fundador já garantiram que farão “tudo o que for possível para evitar uma ruptura do grupo”.

O mesmo fez António Lopes Seabra, hoje, em declarações à agência Lusa. “Temos a situação controlada. A Continental é uma empresa relativamente conservadora nas suas decisões e com uma estratégia sólida”, afirmou.

Apesar de “naturalmente apreensivo” com “as condições gerais em que o mercado está”, o presidente da Continental Mabor desvalorizou os eventuais efeitos da situação difícil do grupo alemão Schaeffler, que no ano passado passou a controlar a rival Continental AG após uma oferta pública de aquisição (OPA) hostil bem sucedida, na fábrica portuguesa de pneus.

“O grupo Schaeffler reconheceu no fim-de-semana, em comunicado, estar com algumas dificuldades financeiras e à procura de parceiros de negócio”, admitiu Lopes Seabra, salientando que o lançamento da OPA implicou um elevado endividamento por parte do grupo.

Contudo, disse, que a eventualidade da Schaeffler vir a vender parte da Continental AG para se financiar é uma “estratégia da própria empresa” e, “para já, não passa de conjectura e especulação” que não têm afectado a fábrica portuguesa, que emprega 1.500 trabalhadores.

“A divisão de borracha da Continental, em que os pneus são uma parte importante, é uma área muito sólida e com tecnologia bem implantada no mercado e, em Lousado, temos uma posição primordial e somos considerados uma das melhores fábricas de pneus da Europa”, sustentou.

Na unidade de Famalicão, o presidente da Continental Mabor garante não haver perspectivas de despedimentos nem de suspensão da actividade, apesar de o nível de produção estar, actualmente, “10 a 15 por cento” abaixo de 2007.

“Tivemos que ajustar a nossa produção às condições de mercado”, afirmou Lopes Seabra, referindo a quebra registada nas vendas de pneus para a indústria automóvel.

Ainda assim, destacou, o impacto das quebras desta indústria nas vendas da Continental Mabor é muito inferior ao sentido pelos fabricantes de componentes automóveis, já que “mais de 60 por cento do negócio de pneus é mercado de substituição directa para o cliente”.

Segundo o responsável, o abrandamento das vendas irá, contudo, dispensar a chamada de trabalhadores em horário extraordinário para laborar nos feriados e contratação de “equipas especiais” para trabalhar durante as férias dos funcionários.

“Se o mercado estivesse numa situação normal iríamos fazê-lo, mas como está em baixa não o faremos”, disse, acrescentando que tal deverá ser “suficiente para ajustar a produção”.

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