Edição 744
Central fotovoltaica com milhares de painéis na encosta de S. Gens
Prevê-se que os milharede painéis fotovoltaicos a instalar na encosta entre o Monte de S. Gens e Sanguinhal provoque um enorme impacto visual na paisagem e a confirmar-se a extensão de 66 hectares de terrenos a ocupar, serão mais de 120 mil painéis a instalar, transformando a paisagem verde daquele local, considerado como pulmão verde do concelho da Trofa.
O projeto está ainda no segredo dos Deuses mas os proprietários dos terrenos na encosta do Monte de S.Gens virada para Alvarelhos e Maganha, estão a ser contactados para arrendar os terrenos para instalar uma central de painéis fotovoltaicos. A extensão de floresta e terrenos de cultivo a abranger por esta intervenção será alegadamente de cerca de 66 hectares na área compreendida entre a Avenida de S. Gens, na freguesia de Bougado e a Rua do Sanguinhal, na freguesia de Alvarelhos e Guidões.
O NT contactou o presidente da junta da União de Freguesias de Alvarelhos e Guidões, Lino Maia, que é ao mesmo tempo proprietário de um terreno na área e confirmou ter sido contactado pela empresa, para arrendar a sua propriedade e assim viabilizar este investimento. “Como presidente da junta liguei ao presidente da Câmara Sérgio Humberto para saber se era verdade e para perceber a posição da câmara, que confirmou que o investimento está a ser estudado para avaliar a viabilidade para a instalação” de milhares de painéis fotovoltaicos numa das áreas consideradas como pulmão verde do concelho da Trofa, rica em fauna e flora e onde até à bem pouco tempo se realizavam provas de BTT.
Já Luís Paulo Sousa, presidente da Junta de Bougado (São Martinho e Santiago) garantiu “não ouvi nada sobre este assunto e desconheço completamente este processo”.
Recorde-se que um projeto similar, considerado um dos maiores de Portugal, foi instalado em Mogadouro em 2020, com uma extensão de 68 hectares que permitiu uma instalação de 120 mil painéis. A confirmar-se a instalação numa área de 66 hectares na Trofa, prevê-se que seja instalados cerca de 120 mil painéis na encosta de S. Gens, o que vai criar um impacto visual negativo enorme assim como na própria natureza.
O NT contactou a Câmara Municipal da Trofa para obter esclarecimentos sobre o projeto mas não obteve respostas.
Contactamos ainda a empresa Triple Watt, empresa sedeada em Viseu que está a desenvolver projetos na zona norte mas que não confirmou os dados sobre o projeto previsto para o concelho da Trofa.
A Triple Watt, é a empresa responsável pelo desenvolvimento de vários projetos fotovoltaicos, no norte do país. A Triple Watt é uma empresa portuguesa e especializada no setor solar fotovoltaico, fornecendo serviços nos segmentos do desenvolvimento de projetos e EPC (Engineering Procurement and Construction), para projetos de pequena e grande dimensão, não só em Portugal mas também a nível internacional.
Recorde-se que existe na freguesia do Muro um parque fotovoltaico mas que é 18 vezes mais pequeno do que o investimento agora previsto.
-
Assinatura em pdf23 horas atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Desporto2 semanas atrás
Manuel Alves conquista título do Grupo 991.2 na Porsche Sprint Challenge Ibérica
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa1 semana atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos