Fique ligado

Ano 2008

Cidadãos com necessidades especiais continuam discriminados

Publicado

em

Foto arquivo

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalou-se esta quarta-feira, quando a maioria destes cidadãos continua excluída do exercício de direitos e é discriminada no acesso em condições de igualdade ao ensino, emprego, habitação e transportes.

A afirmação é da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD), que, em comunicado, refere que as promessas de combate à exclusão social e de promoção de uma sociedade inclusiva não têm tido tradução prática em Portugal, na adopção de políticas públicas que garantam “a satisfação efectiva das necessidades específicas” das pessoas com deficiência.

Publicidade

 

Segundo a CNOD, os portugueses portadores de deficiência vivem o dia-a-dia com falta de acessibilidades, maiores gastos com a saúde, maior dificuldade na obtenção de posto de trabalho e no acesso ao ensino.

Foto arquivoPortugal foi dos primeiros países a assinar em 2007 a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos das pessoas com deficiência, mas falta ainda a sua ratificação em sede parlamentar.

Fonte do gabinete do ministro do Trabalho e da Solidariedade, Vieira da Silva, disse à Agência Lusa que a convenção seguiu para a Assembleia da República logo após a assinatura em Nova Iorque, em Março de 2007, mas aguarda ainda agendamento para ratificação.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência realiza-se desde 1998, por iniciativa da ONU, e tem como principal objectivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Trofense e autarquia associam-se ao Dia Internacional

O plantel sénior do Clube Desportivo Trofense vai proporcionar uma tarde diferente aos alunos da APPACDM da Trofa. O emblema da Trofa associou-se ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado esta quarta-feira, e vai realizar um jogo convívio de futsal com os utentes desta associação, esta quinta-feira, pelas 14 horas, nas instalações da APPACDM.

A autarquia também se associa às comemorações colaborando com a APPACDM nas actividades que decorrem até cinco de Dezembro.A cerimónia de abertura das Comemorações decorreu esta quarta-feira com a actuação do Rancho Folclórico da APPACDM da Trofa.

Às 15 horas teve lugar a apresentação do CD gravado pelos utentes e colaboradores da APPACDM da Trofa. Todas estas actividades contam com a presença dos alunos das escolas EB2/3 e Secundária da Trofa e terminaram com um lanche convívio, pelas 16 horas.

O dia 4 de Dezembro será passado na APPACDM da Trofa, onde se realiza o jogo/actividade de Futsal entre a APPACDM da Trofa e equipa sénior do Clube Desportivo Trofense, às 14 h e os jogos de Boccia entre a APPACDM da Trofa e alunos do Externato N.ª Sr.ª das Dores às 15 horas.

Esta actividade conta com a presença do campeão de Boccia nos Jogos Paralímpicos, Carlos Macedo. Às 16 horas, há um lanche convívio nas instalações da APPACDM da Trofa.

No dia 5 de Dezembro, último dia das comemorações, é lançado o convite aos jovens do ensino especial a passarem uma tarde na APPACDM da Trofa, a partir das 14 horas, e realizarem as várias actividades que lá se desenvolvem diariamente. Às 16 horas terá lugar o encerramento das Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...