Ediçáo 728
Herói e Santo, Nuno Imortal
Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável, nasceu em Paço de Jardim ou Flor da Rosa, concelho do Crato, em 24 de Junho de 1360. Filho ilegítimo de Álvaro Gonçalves Pereira, que foi Prior do Crato, e de Iria Gonçalves do Carvalhal, neto paterno de D. Gonçalo Gonçalves Pereira, que foi Bispo de Lisboa e de Évora e Arcebispo de Braga e das Espanhas, entre 1326 e 1348.
Era meio-irmão mais novo de Rodrigo Álvares Pereira, de D. Frei Pedro Álvares Pereira e Diogo Álvares Pereira (além de mais outros 28 (meios-irmãos). Foi legitimado pelo rei D. Pedro I no ano de 1361.
Cresceu na casa de seu pai até à idade de 13 anos e foi lá que se iniciou “como bom cavalgante, torneador, justador e lançador” e “sobretudo onde ganhou gosto pela leitura”.
Quando saiu de casa foi para a corte de D. Fernando de Portugal. Após uma missão de reconhecimento ao exército de Castela, ele e o seu irmão Diogo foram armados cavaleiros: Nuno foi nomeado (…)
Esta crónica só pode ser lida integralmente na edição impressa do jornal ou através da edição disponível para assinaturas online. Mais informações AQUI
-
Assinatura em pdf24 horas atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa1 semana atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa4 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro