Ano 2008
Crianças visitaram Assembleia da República
Mais de 200 alunos das Escolas primárias de Finzes, Esprela, Paradela e Paranho invadiram a Assembleia da República na passada quarta-feira. A visita foi oferecida pela Junta de freguesia de S. Martinho de Bougado, que decidiu premiar os alunos do quarto ano das escolas.
Os alunos do quarto ano das escolas da freguesia de S. Martinho de Bougado, na Trofa terminaram o ano lectivo com uma visita à Assembleia da República.
Foram cerca de duzentas crianças, das escolas de Finzes, Esprela, Paradela e Paranho, duas dezenas de professores e alguns auxiliares que "invadiram" a capital.
"Sempre fui dedicado aos alunos, e esta é uma forma de lhes mostrar que também penso neles", afirmou José Sá, presidente da Junta, que resolveu apostar neste tipo de iniciativas "para que os jovens sintam que a junta também trabalha para eles" e fez um balanço "muito positivo" da visita.
A manhã começou com a visita ao Parque das Nações e terminou com um almoço surpresa com hambúrgueres e batatas fritas. À tarde com a ajuda de Joana Lima, deputada do PS Porto na Assembleia da República e de Assunção Caldeira, relações públicas do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, visitaram as instalações da Assembleia, com um "debate" na sala do Senado onde alguns "deputados" de palmo e meio fizeram perguntas à "Mesa" sobre o funcionamento do Parlamento.
A maior surpresa foi quando os alunos assistiram, nas galerias, ao debate, real, que decorria sobre a crise dos combustíveis e as suas consequências com o bloqueio dos camionistas.
Para os assistentes de palmo e meio, a visita foi "espectacular". Luís confessou ao NT estar contente por ter ido a Lisboa "visitar o Sócrates", no entanto considerou os debates "uma seca". Já Marco mostrou-se contente por ir à assembleia, e a Sara Filipa estava entusiasmada por ter participado no debate que simularam no Senado: "Adorei o debate no Senado, foi divertido ver como os políticos trabalham".
Também a deputada Joana Lima se sentiu orgulhosa por ver as crianças da Trofa, no seu "local de trabalho e será sempre com muito gosto que me disponibilizo para receber na Assembleia da República qualquer trofense que queira visitar as instalações, para os ajudar a conhecer melhor o que se faz nesta casa", afirmou.
Satisfeito com este presente para os seus alunos, Leandro Loureiro, um dos professores que acompanhou as crianças, salientou a importância da visita de estudo, como forma de aprendizagem dos conceitos de cidadania. "Foi uma boa oportunidade para os miúdos aprenderem várias coisas novas e também um pouco de civismo", declarou. Fazendo um balanço positivo do ano lectivo, Leandro Loureiro, frisou a importância das disciplinas extra-curriculares para os seus alunos: "Este ano os miúdos já estavam mais habituados às disciplinas já se integraram mais facilmente", concluiu.
-
Assinatura em pdf4 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa7 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa7 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Manuel Vieira de Araújo
-
Desporto2 semanas atrás
Trofense regressa à vitórias e venceu o Amarante