Ano 2008
CLUBE DESPORTIVO TROFENSE – Carreira brilhante
A Trofa, cidade e concelho, tem várias Associações, culturais, desportivas e recreativas que, cada uma à sua dimensão, a têm representado condignamente.
Todas estas associações dão os melhores dos seus esforços para alcançarem a maior projecção possível, algumas delas a nível internacional.
E foi em função desses esforços que a Trofa conquistou alguns títulos e representações condignas, de foram exemplos o CAT, atletas do Ginásio da Trofa, Banda de Música da Trofa, Ranchos Folclóricos, e outros, pedindo desculpa por algum esquecimento injusto.
Mas o Clube Desportivo Trofense, até pela actividade que desenvolve, de grande projecção, é a Associação que mais se tem evidenciado no panorama associativo e desportivo nacional.
Há muitas décadas que o Trofense se tem esforçado por alcançar uma posição digna no desporto nacional e esse esforço passou por muitos altos e baixos, muitos desânimos, muitos sofrimentos e também muitas alegrias.
Recordo-me ainda do clube a disputar a 3.ª divisão distrital e da luta que foi desenvolvida para sair desta divisão donde parecia não ser possível sair, o que veio a acontecer com o saudoso Dieste.
Ao longo dos anos, foram muitas as pessoas que deram o seu melhor ao serviço do clube.
Muitos sofreram desgostos e gastaram muito dinheiro a dirigir o clube. Alguns já faleceram e imagino a sua alegria, se cá estivessem, para ver que houve continuadores que honraram e honram o clube.
Os que, felizmente, estão vivos, devem sentir-se muito satisfeitos pela posição alcançada e pelas alegrias que tem proporcionado aos associados, adeptos e simpatizantes.
Com algumas subidas e descidas, com fases conturbadas pelo meio, o Trofense conseguiu chegar à 2.ª Liga do futebol nacional, hoje Liga Vitalis, e onde tem feito uma carreira brilhante.
Apesar de ter perdido o último jogo em casa, mantém-se ainda no primeiro lugar e há que ter esperança que por aí se mantenha até ao fim do campeonato.
Sabe-se que é ima prova duríssima, com adversários muito fortes e o Trofense não tem mais obrigações que os outros clubes na eventual subida à 1.ª Liga.
Suba ou não de divisão, deve reconhecer-se que está a fazer história e a honrar a Trofa e o concelho com a brilhante carreira que tem feito esta época na sequência da presença muito digna da época anterior.
A pressão que pesa sobre os dirigentes, treinador e atletas pode ser negativa e, por isso, achei inteligente a atitude do treinador ao tentar aliviar essa pressão que pode prejudicar o grupo de trabalho.
É, para mim, evidente que todo o concelho da Trofa torce para que a equipa ascenda à 1.ª Liga.
Seria um feito histórico que ficaria guardado nas melhores memórias do concelho da Trofa.
Pergunto-me: e porque não? O Trofense, segundo os críticos, é, porventura, a melhor equipa do campeonato e, se não tem a obrigação de subir de divisão, como não tem, tem também o direito a tal façanha.
E se não subir? Há motivos para desânimos? Creio que não. Suba ou não suba de divisão, a carreira tem sido brilhante e ninguém pode tirar o mérito a quem está a trabalhar para o sucesso do clube.
E o sucesso não passa apenas pela subida de divisão.
Afonso Paixão
-
Assinatura em pdf3 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa6 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa6 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Joaquim de Jesus Pereira Dias