Edição 588
Sabe como agir em situação de emergência?
No âmbito do projeto CLDS Trofa 3G – Motor de Oportunidades, a Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa assinalou o Dia Mundial dos Primeiros Socorros, com uma ação de sensibilização sobre o Suporte Básico de Vida.
Quando acontece uma situação de emergência é a comunidade a primeira a chegar às vítimas. Como tal, é importante que esta esteja sensibilizada para a necessidade de ter noções básicas de socorro, pois pequenos gestos podem salvar vidas. Foi a pensar nesta máxima que o projeto Trofa 3G – Motor de Oportunidades decidiu promover, através da Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), uma ação de sensibilização dedicada ao Suporte Básico de Vida.
Assim, quem passou na estação de comboios na manhã de terça-feira, 13 de setembro, teve a oportunidade de conhecer as manobras do Suporte Básico de Vida e até de as testar num manequim. Diana Oliveira foi uma das jovens participantes nesta ação, com o intuito de “aprender a fazer as manobras de reanimação”, para que “se em alguma situação for preciso” já as “saiba fazer”. A participante achou que a temática da ação foi “interessante”, pois é “uma coisa que aprendem para ajudar os outros”.
O formador António Carvalho, tripulante de ambulância e técnico de emergência na estrutura de emergência de Braga da CVP, explicou que em situação de emergência deve ser usado “o plano de ação do socorrista”, que é constituído por “quatro fases”: verificar se existe segurança para prestar auxílio à vítima, “examinar a vítima para saber o que aconteceu e qual o seu estado, acionar os meios de socorro e prestar o socorro”. O contacto deve ser feito para o 112 (Número Europeu de Emergência Médica), onde deve “solicitar ligação para a emergência médica” e “responder às perguntas de forma calma, para que possam ser enviados meios corretos para o local correto, os necessários e sem perda de tempo”. “Mais vale perder um minuto a dar essa informação, do que perder 20 a 30 minutos à espera que cheguem novos meios de socorro”, explicou.
No caso de a vítima estar inconsciente devem ser feitas as manobras de Suporte Básico de Vida, com séries de “30 compressões e duas insuflações até à chegada dos meios, exaustão do reanimador ou recuperação da vítima”. “É um gesto que poderá salvar vidas, porque a nível de uma paragem cardiorrespiratória, tempo é cérebro e quanto mais tempo a vítima tiver em paragem sem manobras, mais difícil será a sua recuperação. O Suporte Básico de Vida vai preservar as condições cerebrais, permitindo que uma recuperação seja possível quando chegarem os meios de emergência médica”, mencionou.
Para António Carvalho, o “ideal” seria que “esta técnica fosse lecionada no ensino, no 2.º e 3.º ciclo, dando noção que é possível fazer qualquer coisa para que quando as equipas médicas cheguem haja potencial de uma vítima em paragem recuperar”.
Trofa 3G quer levar ação de sensibilização às escolas
A ação de sensibilização, promovida pela Delegação da Trofa da CVP, pretendia comemorar o Dia Mundial dos Primeiros Socorros, consciencializando a comunidade sobre “um ato destinado a salvar vidas”. Carla Lima, coordenadora do Trofa 3G – Motor de Oportunidades, afirmou que “toda a gente deve estar informada e saber como reagir” em situação de emergência e daí a escolha de um local público para ensinar as manobras do Suporte Básico de Vida.
Para a coordenadora o “feedback foi muito bom tanto de crianças, como jovens e adultos”, porque “perceberam que podem fazer a diferença”, apesar de, “às vezes, não ser tão simples como parece”.
No âmbito do Trofa 3G – Motor de Oportunidades, foi proposto a “todas as escolas” a possibilidade de a Delegação da Trofa da CVP fazer “algumas demonstrações” nesta área, direcionadas para “auxiliares, professores e alunos”. “Vamos aguardar o feedback, porque também acreditamos que os minutos são fundamentais no que toca a salvar vidas e que quanto mais informação tiver, mais cedo até, pode surtir esse efeito”, referiu.
-
Assinatura em pdf6 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Maria da Conceição Dias e Silva
-
Desporto2 semanas atrás
Reko Silva reforça meio-campo do Trofense
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Trofa2 semanas atrás
MELHORES ALUNOS DO ANO LETIVO 2023/2024 PREMIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA