Edição 571
Alfa Pendular já para na Trofa
Um de maio de 2016. Uma data que ficará na história ferroviária do concelho da Trofa. Eram 11.21 horas de domingo, quando parou, pela primeira vez, o Alfa Pendular na estação de comboios da Trofa, com destino a Guimarães.
Para marcar o alargamento do serviço Alfa Pendular à Linha de Guimarães, com paragens na Trofa e em Santo Tirso, a CP – Comboios de Portugal preparou uma viagem inaugural, convidando os órgãos de comunicação social a marcar presença. O Alfa Pendular saiu de Santa Apolónia, em Lisboa, pelas 8 horas, chegando a Campanhã, no Porto, pelas 11 horas, parando ainda nos concelhos da Trofa (11.21 horas) e Santo Tirso (11.30 horas) antes de chegar a Guimarães (11.53 horas). No sentido contrário, o Alfa sairá de Guimarães às 16.55 horas, com paragem nos concelhos de Santo Tirso (17.19 horas) e da Trofa (17.27 horas) para chegar a Santa Apolónia às 20.40 horas. O custo é de 46,50 euros em classe conforto e 32,80 em turística.
A Trofa vê assim duplicada a ligação a Lisboa, já que esta paragem do Alfa Pendular junta-se à que já acontece diariamente do Intercidades. As novas ligações têm um tempo de viagem entre Lisboa e Guimarães de cerca de três horas e 50 minutos e potenciam o aumento das ligações de longo curso aos restantes destinos servidos pela CP a nível nacional. Para o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, este reforço “aproxima a Trofa de Lisboa, ao possibilitar um maior fluxo de passageiros, consolidando a posição do concelho como interface preferencial entre vários meios de transporte públicos e privados, coletivos e individuais, complementando igualmente a rede de transportes da região, numa ótica de promoção de uma mobilidade mais sustentável”.
A decisão da CP de alargar o serviço Alfa Pendular à Linha de Guimarães está relacionada com o “aumento de passageiros que se tem vindo a registar, em especial nos comboios de Longo Curso”. A Linha de Guimarães passa assim a dispor de dois comboios Alfa Pendular (um por sentido), que se juntam aos dois Intercidades que já faziam a ligação diária entre Guimarães e Lisboa (um por sentido). “Esta decisão surge como consequência lógica do significativo aumento de procura que os comboios de longo curso têm vindo a registar, fruto de uma estratégia de marke-ting agressiva e virada para o aumento dos passageiros e das receitas. Esta é uma oportunidade para a empresa reforçar o seu papel de maior transportadora nacional, indo competir diretamente com o autocarro, com o automóvel e até com o avião”, adiantou Manuel Queiró, presidente da CP.
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