Edição 568
Hospitais Senhor do Bonfim proporcionam o melhor na saúde
Os Hospitais Senhor do Bonfim (HSB) nasceram das necessidades sentidas pelas populações da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde em ser socorridas e tratadas num estabelecimento moderno e condigno, como os restantes Portugueses já são tratados no resto do País.
Os Hospitais Senhor do Bonfim dispõem de oito edifícios independentes, de 262 quartos, de 549 camas e de dezenas de salas de apoio a toda a estrutura hospitalar. Neste momento, emprega 246 profissionais, considerando vir a empregar mais 600, se o Estado se comportar como pessoa de bem e assumir os compromissos para com os cidadãos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
O que distingue os Hospitais Senhor do Bonfim de todas as outras Unidades Hospitalares é o facto de termos instalações novas, do melhor que há em termos europeus, tanto em equipamentos altamente diferenciados como de instalações técnicas especiais. Prova disso é o investimento feito pelo Conselho de Administração na área de Imagiologia, totalmente equipada pelo nosso associado, a Philips, dispondo da mais avançada tecnologia disponível a nível internacional. O equipamento de Ressonância Magnética de campo aberto evita a sedação nos utentes que se sentem desconfortáveis em espaços fechados e apertados (quem o fez sabe bem do que falamos), que era necessária sempre que o utente não conseguia permanecer imóvel durante o tempo necessário para a realização do exame.
Temos um edifício independente de Neuropsiquiatria, com capacidade de resposta para todas as situações (agudas e crónicas) da região Norte, em complementaridade com a oferta já existente dos hospitais públicos. Numa área tão delicada como a Neuropsiquiatria, achámos ser fundamental criar uma estrutura que oferecesse todas as condições necessárias para dignificar a condição humana. Muitas vezes, este tipo de utente é deixado ao seu próprio cuidado, não tendo quem possa ajudá-lo, ou deixado em instituições sem as condições de que tanto precisam.
O edifício Geriátrico vem dar resposta em regime hoteleiro a cidadãos com mais de 65 anos. A forma como muitos idosos são tratados em algumas casas que se autointitulam de “lares de terceira idade”, fez com que fossemos em busca de um modelo que garantisse e dignificasse a condição humana. Foi assim que surgiu o “Clube dos Grandes”. Com toda a dinâmica de trabalho vocacionada para o seu bem-estar, conta com 58 quartos independentes, todos eles com cama de casal, quatro salas de refeições (com restaurantes temáticos, optativos), salas de convívio e de atividades, uma biblioteca e de um cinema/auditório com cerca de 150 lugares sentados. Há ainda transporte para levar os nossos seniores onde necessitarem de ir diariamente (por exemplo, visitar um amigo ou familiar) e também para excursões atempadamente programadas.
O que suscita encanto nas pessoas que nos abordam são os preços que conseguimos praticar. Uma pergunta constante é relativa ao baixo preço praticado (para o tanto que os HSB oferecem) quando em comparação com outras unidades.
Dispomos também de uma capela no centro dos nossos edifícios.
Os HSB têm ótimos acessos, ficam a cinco minutos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, a 20 minutos do Porto, a 15 minutos da Trofa, a 30 minutos de Braga e sempre por autoestrada.
Hospitais garantem os melhores serviços à população
A vantagem da hospitalização privada é a de responder com rapidez e eficácia às solicitações dos doentes. No próprio dia, são resolvidas as consultas e os meios complementares de diagnóstico dos nossos clientes.
Com a missão de garantir os melhores serviços à nossa população, os HSB têm ao seu dispor, diariamente, consulta externa, serviço de Atendimento Permanente/Urgente 24 horas, com o apoio das especialidades, bloco operatório com sete salas em linha, internamento Médico (incluindo Neurologia e Psiquiatria), Cirúrgico e Pediátrico e meios complementares de Diagnóstico e Terapêutica disponíveis durante 24 horas.
Os Hospitais dispõem ainda de Unidade de Cuidados Intensivos, com sete camas sendo uma com isolamento para doenças infetocontagiosas, um laboratório disponível 24 horas por dia e um Centro de Reabilitação funcional com Fisioterapia. Também estão disponíveis 24 horas, toda a logística inerente ao bom funcionamento da nossa instituição, nomeadamente a farmácia, armazém geral, esterilização e restauração.
HSB repõe justiça na prestação de cuidados de saúde
Com o apoio das autarquias locais, o maior Empresário Nacional da Saúde, natural da região, investe e constrói estes hospitais, para repor a justiça e também um direito que assiste aos cidadãos desta região. Os Hospitais Senhor do Bonfim surgem após um estudo da EGP – Escola de Gestão do Porto, submetido à AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que avaliou que se seria útil para a Nação a sua construção. Após a análise favorável e pela primeira vez no nosso País, foi atribuído a um Hospital Nacional a concessão do Programa PIN – Programa de Interesse Nacional, com o número 141.
A construção dos HSB envolveu um investimento total de cerca de 100 milhões de euros. A nível comparativo, se fosse o Estado Português o responsável, teria gasto, segundo os estudos da altura, 130 milhões de euros (sem derrapagens). Ainda em moldes comparativos e segundo notícia publicada no Diário Económico, a 29/12/2015, vai ser construído o novo hospital do Seixal, com 72 camas, num investimento previsto de 60 milhões de euros. Nós conseguimos mais por muito menos.
Há décadas que nos dedicamos à saúde, tendo sido pioneiros na área da Saúde Privada no nosso País. Ao longo de todo este tempo reunimos um grupo de profissionais cuja única missão é criar a melhor Instituição de Saúde em Portugal. Quem nos conhece sabe que a nossa dedicação aos utentes é extrema. Os HSB têm o maior orgulho em poder proporcionar o que de melhor há na Saúde. Fazemos questão de não tratar só a doença em si, mas também de acompanhar o utente em todo o processo envolvente.
O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Dr. José Manuel Cardoso, assumiu publicamente o envio de 700 cidadãos por mês para lugares remotos à sua cidade mãe, tendo um custo ao erário público de 300 mil euros por ano só em transportes. O Estado pouparia um total de 2.2 milhões de euros por ano, se o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde transitasse para as instalações dos HSB.
Recorde-se que as autarquias da Póvoa de Varzim/Vila do Conde gastaram mais de oito milhões de euros (incluindo terrenos muito próximos dos atuais HSB) no planeamento de um novo hospital, que não foi construído por falta de verba do Estado. Os vários governos, não tendo dinheiro para construir um novo Hospital, não lançaram o concurso público para a sua construção, tipo PPP (Parceria Público Privada) como já havia acontecido em Braga e em Loures.
-
Assinatura em pdf7 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Maria da Conceição Dias e Silva
-
Desporto2 semanas atrás
Reko Silva reforça meio-campo do Trofense
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Trofa2 semanas atrás
MELHORES ALUNOS DO ANO LETIVO 2023/2024 PREMIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA