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Edição 561

PCP quer metro na Trofa até 2017

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O PCP quer que o metro chegue à Trofa até ao final de 2017. Alguns representantes da estrutura distrital e concelhia do partido estiveram reunidos com a população no Muro, no dia 20 de fevereiro, para a apresentação pública do Projeto de Resolução do PCP, apresentado na Assembleia da República, para a efetiva construção da linha que ligará o ISMAI à Trofa.
“Estamos aqui isolados, não temos nada, os acessos são horríveis. Não temos nem o metro, nem comboio, nem camionetas”, explica Ana Sá, uma das populares presentes no encontro com os deputados do PCP no Muro. Desde 23 de fevereiro de 2002 que os carris foram retirados com a promessa de construção da linha do metro. Passaram 14 anos e o metro continua sem passar na Trofa, por isso “há de facto uma urgência em resolver esta situação” sem esquecer “todas as reivindicações e toda a luta que esta população tem desenvolvido”, afirmou Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da República.
Em 2012 foi aprovada uma resolução na Assembleia da República proposta pelo PCP mas, apesar de existirem estudos e projetos, “falta vontade política”, porque, de acordo com declarações de Diana Ferreira, o governo PSD/CDS justificou a inviabilização da proposta do PCP com a necessidade de mais estudos e a falta de dinheiro. “No final do seu mandato disseram que os cofres do Estado estavam cheios” e, sendo assim, “não faltarão, neste momento, meios para a construção do metro”, mencionou. O Partido Socialista também não votou a favor da proposta do PCP, que apontava o final do primeiro semestre de 2016 para a resolução da questão, por considerarem este espaço de tempo “muito curto para a concretização do metro”, alegou Diana Ferreira.
A população do Muro e das freguesias vizinhas não se mostra satisfeita com os consecutivos avanços e recuos do processo. Bernardo Magalhães foi um dos populares presentes no encontro com os deputados do PCP no Muro e considera que “se as pessoas se unissem mais, os governos tinham que tomar atitudes”. “Não é só discutir e prometer quando andam a fazer as campanhas eleitorais”, considera Bernardo, habitante de Alvarelhos.
Quanto ao protocolo que a Câmara Municipal da Trofa firmou com a autarquia da Maia, com a empresa Metro do Porto e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, há leituras diferentes. A autarquia trofense diz que este está relacionado com a construção da linha do metro, já o PCP considera que “o que está em causa aqui é a limpeza das linhas, não tem nada a ver com a efetiva construção da linha do metro”. “Os estudos e os projetos já existem há muito tempo, não estão a ser feitos agora. Como tal, o que está a ser protocolado é uma coisa que não os estudos e os projetos, conforme o presidente quer fazer crer”, afirmou Diana Ferreira.
A linha da Trofa fez parte da primeira fase da rede do Metro da Área Metropolitana do Porto, mas os sucessivos adiamentos continuam a afetar a vida da população. Ana Sá esteve reunida com os deputados do PCP no Muro e fez saber que. diariamente, tem que levar o filho à escola, na Trofa, e aos treinos de voleibol a Matosinhos por falta de transportes públicos. Apesar de viver a cinco quilómetros da cidade da Trofa, precisa de pegar no carro para lá chegar. “O metro ia ajudar imenso”, considera.
Esta é uma situação que se arrasta desde 2002 e que o PCP espera que fique resolvida até ao final de 2017.

 

Cronologia do metro

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– 23 de fevereiro de 2002: Encerrado o serviço ferroviário nas linhas da CP que ligava a Estação da Trindade (Porto) e a Trofa;

– 21 de maio de 2007: Assinado Memorando de Entendimento entre o Governo e a Junta Metropolitana do Porto, onde era garantido o prolongamento da Linha Verde entre o ISMAI e a Trofa;

– Junho de 2008: Mário Lino, ministro das Obras Públicas, anuncia metro até à Trofa em via única;

– Fevereiro de 2009: Encerramento da estação de comboios do Muro para o prometido início de obras em março;

– 25 de junho de 2009: Bernardino Vasconcelos apresenta, em exposição, o projeto da extensão do metro até à Trofa;

– Setembro de 2009: Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, vem Trofa assinalar lançamento do concurso para a construção da linha do metro;

– 22 de dezembro de 2009: Lançamento do concurso da extensão da Linha Verde, ISMAI-Trofa;

– 3 de dezembro de 2010: Anulação do concurso da extensão da Linha Verde entre o ISMAI e a Trofa, quando estava em fase de adjudicação;

– Janeiro de 2011: Boicote às eleições presidenciais pelo atraso da vinda do metro até à Trofa;

– Outubro de 2011: Entrega das assinaturas para a discussão da petição “Metro até à Trofa” ao vice-presidente da Assembleia da República;

– Abril de 2012: Aprovado em Assembleia da República o Projeto de Resolução do PCP que relembrava a responsabilidade das várias administrações da Metro do Porto e dos sucessivos governos que arrastam esta empreitada;

– 20 de abril de 2012: Discussão da petição “metro até à Trofa”, na Assembleia da República;

– 25 de maio de 2014: Boicote às eleições europeias pelo atraso da vinda do metro até à Trofa;

– 5 de junho de 2015: Assembleia da República chumba proposta do PCP que propunha construção do metro até ao fim do 1.º semestre de 2016;

– 30 de setembro de 2015: Assinado protocolo de cooperação entre as câmaras municipais da Trofa e Maia, a Comissão de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a empresa Metro do Porto, homologado pela Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e pela Secretaria de Estado do Tesouro e Finanças, a demonstrar “interesse na construção da linha de Metro até à Trofa”;

– 24 de janeiro de 2016: Boicote às eleições presidenciais

– 19 de fevereiro de 2016: PCP entrega na Assembleia da República um Projeto de Resolução que prevê “a construção da ligação do ISMAI à Trofa, a concretizar até ao final de 2017.

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