Fique ligado

Edição 555

Alunos usam a arte para mostrar o que aprenderam sobre o sistema solar

Publicado

em


Caixas de sapatos, garrafas, bolas de pingue-pongue, papel e esferovite foram alguns dos materiais que os alunos de 11 turmas do 7.º ano da Escola Secundária da Trofa utilizaram para cumprir o desafio proposto pelos professores de Física e Química. No âmbito do tema “A Terra no Espaço”, lecionado no primeiro período do ano letivo, os jovens tiveram de dar largas à imaginação para retratar, em três dimensões, a superfície solar ou lunar ou o sistema solar.
António Carneiro, da turma 701, fez um trabalho sozinho e preferiu construir uma régua espacial que, como explicou, “mede a distância entre os planetas em unidades astronómicas”.
Já Beatriz Moura, da turma 702, preferiu debruçar-se sobre a superfície lunar. “Com o meu colega, utilizei um balão para retratar a lua e desenhamos e pintamos crateras. Escolhemos este trabalho porque sempre achamos que a lua é muito importante e é bonita”, explicou.
As constelações foram o tema escolhido pela Ana Sousa e colegas, da turma 709. Utilizaram “uma caixa de sapatos” e numa superfície desenharam “a Ursa Maior e Ursa Menor”, enquanto na superfície contrária colocaram uma luz.
Ao longo de um mês, os alunos tiveram que mostrar o que aprenderam nas aulas, aliando o conhecimento adquirido à manifestação criativa. Muito há para ver na exposição que foi montada exclusivamente no período de reuniões de diretores de turma com os encarregados de educação, para que também eles possam apreciar os trabalhos realizados.
Filomena Rebelo, professora de Física e Química, explicou que “os alunos mostraram-se entusiasmados com a atividade e ao longo do trabalho foram partilhando com os docentes em que ponto iam”. “Para eles, é bom ver que os professores e os pais reconhecem a sua criatividade e o seu empenho”, sublinhou.

 

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...