Edição 555
Alunos da Escola de Bairros transferidos para Finzes
No dia 18 de janeiro, os cerca de 130 alunos da Escola Básica e Jardim de Infância de Bairros vão ser transferidos para a Escola de Finzes. A decisão foi tomada em conjunto, pela Associação de Pais, Agrupamento de Escolas e Câmara Municipal, e surge na sequência das obras de requalificação que estão a ser levadas a cabo no estabelecimento de ensino.
A intenção da Associação de Pais era manter as crianças na Escola e ter as obras a decorrerem por fases, mas a “envergadura” da empreitada levou à reconsideração “em nome da segurança”. “Tínhamos uma perspetiva de como iam ser as obras, mas depois quando vimos como iam ser executadas, de imediato, chamamos o Agrupamento e a Câmara e chegamos à conclusão de que as crianças não têm condições para lá estar”, explicou ao NT Daniel Santos, presidente da Associação de Pais.
Foi posta em cima da mesa a “alternativa” de colocar “contentores” no recinto exterior da escola, “mas a segurança continuava a ser posta em causa, uma vez que os meninos teriam, na mesma, de conviver com as obras”. Assim, decidiu-se pela transferência dos alunos para Finzes, onde estão disponíveis “duas salas para os meninos do jardim de infância e quatro salas para as turmas do Ensino Básico”.
Diariamente, as crianças serão transportadas para Finzes em autocarros da autarquia. Segundo Daniel Santos, os meninos do jardim de infância almoçam todos juntos e, depois, os do Ensino Básico vão para a cantina “à vez”. “Quanto aos meninos que vão almoçar a casa, os autocarros levam-nos à Escola de Bairros”, explicou.
Esta solução vai vigorar, pelo menos, “até às férias da Páscoa”, que foi o prazo dado à Associação de Pais para a execução das obras. A empreitada na Escola de Bairros, afirmou o presidente da Associação de Pais, vai custar à autarquia “cerca de 120 mil euros” e contempla “retificação do telhado, da caixilharia e da pavimentação das salas e trabalhos de carpintaria e eletricista”. Daniel Santos acrescentou ainda que está prevista “a construção de um novo parque desportivo” nas traseiras do edifício da escola. Será ainda feita “a ligação ao saneamento” e “a requalificação da parte da frente da escola e do parque infantil”.
O NT contactou a Câmara Municipal para obter mais esclarecimentos sobre a empreitada, mas até ao fecho de edição não obteve resposta.
-
Assinatura em pdf7 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Maria da Conceição Dias e Silva
-
Desporto2 semanas atrás
Reko Silva reforça meio-campo do Trofense
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Trofa2 semanas atrás
MELHORES ALUNOS DO ANO LETIVO 2023/2024 PREMIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA