Edição 548
Indisciplina nas escolas “está focalizada e bem identificada”
Na Escola Secundária da Trofa, discutiu-se o relatório de autoavaliação do Agrupamento sobre a indisciplina. Resultados do trabalho serviram de modelo para outras escolas.
A ideia de que há muita indisciplina nas escolas “ficou esbatida” no relatório de autoavaliação do Agrupamento de Escolas da Trofa, que foi apresentado na tarde de quarta-feira, no auditório da Escola Secundária. Segundo os resultados dos inquéritos feitos aos atores educativos, entre os quais os alunos, “a indisciplina está focalizada e bem identificada”, revelou Fátima Silva, coordenadora da equipa de autoavaliação. Por exemplo, “dos 16 processos disciplinares existentes, seis deles são de um só aluno”. Segundo a docente, os inquéritos revelaram que “a maior parte dos alunos consideram que, depois da intervenção do diretor de turma e da tomada de alguma medida, os comportamentos melhoram”.
Neste trabalho de autoavaliação, é também identificada “a necessidade de haver mais assistentes operacionais (funcionários)” e “uma maior divulgação das regras”.
No plano de melhoria que a equipa apresentou é sugerido que os alunos sejam ativos no processo de divulgação do regulamento interno. “Nas aulas de cidadania, devem ser discutidos os direitos e deveres de cada um dos agentes educativos e do debate de ideias devem sair resultados. Quando os alunos são envolvidos, a motivação é maior e há um sentimento de compromisso”, explicou Fátima Silva.
Na sessão participaram 18 escolas de Vila Nova de Famalicão, Maia, Porto, Chaves e Gondomar que, como vão realizar o mesmo trabalho, vieram ouvir o testemunho da equipa de autoavaliação do Agrupamento da Trofa.
“Em parceria com a Universidade do Minho, definimos uma área e fizemos o trabalho de autoavaliação. Hoje (quarta-feira), concentramos aqui outras escolas, para refletirmos sobre a apresentação dos resultados e sobre iniciativas que podemos vir a tomar”, adiantou Paulino Macedo, diretor do Agrupamento.
Outras iniciativas do género devem voltar a ser realizadas na Trofa, uma vez que é intenção da direção do Agrupamento “repartir as temáticas e apresentar anualmente um relatório de autoavaliação e plano de melhoria durante este mandato e deixar o legado para próximas direções e conselhos pedagógicos”.
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