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Edição 541

Metro até ao Muro sem data nem certezas

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Foi anunciada com pompa e circunstância, pela Câmara Municipal da Trofa, a extensão da Linha C até à antiga estação de comboios do Muro, através de um protocolo de cooperação assinado entre várias entidades. Mas o documento, a que o NT teve acesso, apenas demonstra o “interesse na construção da linha do metro até à Trofa”.

Ainda não se sabe quando nem como o metro virá até à antiga estação de comboios do Muro, mas as autarquias trofense e maiata, bem como a Comissão de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a empresa Metro do Porto assinaram um protocolo de cooperação, que foi homologado pela Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e pela Secretaria de Estado do Tesouro e Finanças, a 30 de setembro, com vista a demonstrar “interesse na construção da linha de Metro até à Trofa”. Em causa está a extensão da Linha C, que faz a ligação entre Campanhã, e o Instituto Superior da Maia (ISMAI), até à Trofa com a construção de cerca de 3,5 quilómetros de linha, em “via dupla”, a criação da estação de Ribela (na Maia) e a reativação da do Muro.
Sem querer estimar prazos nem datas para obras, o autarca da Trofa, Sérgio Humberto, explicou, em declarações à Lusa, que a base deste acordo é a de que os dois municípios se comprometem a “abdicar de uma verba de possíveis fundos europeus para que tudo reverta para este projeto”, referindo que a empreitada será objeto de candidatura no âmbito do Portugal 2020, e em caso de obter luz verde, a contrapartida nacional terá de ser assegurada pelo orçamento municipal das duas autarquias. Estamos a falar de um investimento de “cerca de 36,7 milhões de euros”, sendo que o concelho da Maia vai investir “18,951 milhões de euros (sem IVA)” e o da Trofa “17,748 milhões de euros (sem IVA)”.

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O projeto contempla ainda “a requalificação da estação do Muro e os edifícios existentes serão alvo de uma recuperação e usados para zonas de espera, instalações sanitárias e áreas técnicas e de apoio à exploração”. Congratulando-se com este projeto, o autarca apontou no entanto que o seu executivo “vai continuar a reivindicar pela vinda do metro até ao centro da cidade da Trofa”.

No Protocolo de Cooperação surge pelo facto de a “construção da linha de metro entre a estação ISMAI e Trofa ser um objetivo da rede a instalar pela Metro, desde o início do desenvolvimento do projeto” e dado que no “atual momento se torna muito difícil conseguir tal objetivo num horizonte temporal aceitável”. Nas considerações, faz ainda referência que a “zona mais crítica do traçado se encontra entre a estação ISMAI e a zona urbana da freguesia de Muro”.

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