Fique ligado

Edição 527

Coronado inaugurou parque de autocaravanas (c/video)

Publicado

em


Vale tanto como um T2 e é a menina dos olhos de Joaquim Ferreira. O mamedense é um amante das autocaravanas e, desde 6 de junho, conta com uma estação de serviço para a sua Fiat bem perto de casa. A ideia surgiu-lhe há uns anos e foi transmitida em jeito de desafio ao então presidente da Junta de S. Mamede José Ferreira. Agora a liderar a Vila do Coronado, o autarca viu na Quinta de S. Romão o local ideal para realizar o projeto, que foi inaugurado perante a presença de mais de duas centenas de autocaravanistas.
As obras, segundo José Ferreira, tiveram um custo “irrisório”, na ordem dos “500 ou 600 euros” e contemplaram “a construção de uma plataforma em cimento com escoamento de águas pluviais e sanitárias para a rede de esgotos e a criação de três pontos de luz para autocaravanas que ainda não são autossuficientes”. O resto, a Natureza encarrega-se de proporcionar, graças ao grande espaço verde existente na Quinta, com diversas árvores existentes.
Para o autarca, o custo da obra é inversamente proporcional ao impacto que esta pode causar na freguesia. “Nestes dois dias (5 e 6 de junho), já pudemos constatar a dinâmica que os autocaravanistas trouxeram ao comércio local e à restauração. Esperamos um movimento constante, porque o autocaravanista, como tem mobilidade, é um turista que se desloca durante todo o ano. Estamos a contar que a nossa Vila seja visitada por muita gente de dentro e fora do país”, sublinhou.
O dia ficou também marcado pelo anúncio de um encontro de autocaravanas no próximo ano no Coronado.

Estação de serviço mais próxima do Porto

Publicidade

 

Na Quinta de S. Romão mora agora a terceira estação de serviço gratuita no distrito do Porto – as outras estão em Penafiel e Paredes – e a que está mais perto da cidade Invicta. A inauguração contou com quase 70 autocaravanas e só não foram mais, porque havia “um evento a decorrer em paralelo”, explicou o presidente o Grupo Autocaravanista Português. Joaquim Mendes considera que o Coronado só tem a ganhar com este projeto: “O turismo não é só hotelaria. Há outras vertentes, como o turismo itinerante, do qual ainda muita gente desconhece as capacidades financeiras. A curto prazo, esta pequena infraestrutura irá transpor todo o investimento feito”.
A proximidade do local à estação de comboios é uma das grandes potencialidades. “Este parque tem área fechada, o que dá total segurança aos autocaravanistas, mesmo aos estrangeiros que quiserem visitar toda a região do Grande Porto. Através da linha ferroviária podem visitar vários pontos históricos e permanecer no Coronado por dois ou três dias”, explanou.

As coordenadas GPS da estação de serviço (41.2778870966517, -8.549718260765076)

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...