Fique ligado

Edição 507

PS Trofa critica “falta de diálogo” da Câmara com o Coronado (c/video)

Publicado

em


Acompanhados pelo presidente da Junta de Freguesia, José Ferreira, também eleito pelo PS, os socialistas criticaram a Câmara Municipal, liderada pela coligação PSD/CDS-PP, pelos “momentos de conflito, falha de diálogo e parceria” para com o executivo do Coronado.
“Ser presidente de Câmara pressupõe união e deixar de lado questiúnculas partidárias e acreditar que todos são trofenses e merecem igual respeito e dialogo”, afirmou Marco Ferreira, presidente da CPC do PS Trofa.
O tema que tem revelado mais cisões entre executivos de Junta e Câmara é a manutenção das ruas. José Ferreira e o restante executivo não aceitaram os pressupostos do contrato de delegação de competências para a conservação das vias e, com o apoio dos eleitos do PS na Assembleia de Freguesia, recusaram assinar o documento, deixando o ônus do lado camarário. Hoje, o autarca coronadense destaca o mau estado das ruas e responsabiliza o executivo municipal de não ter assumido a responsabilidade pela reparação das vias, a partir de junho de 2014. “Setenta e um mil euros, que era o valor estipulado para a delegação de competências, deviam ter sido investidos no Coronado para a manutenção das ruas. Esse dinheiro, supostamente, pertenceria à população para benefício das nossas estradas e chegamos a esta altura e a intervenção foi quase nula”, afirmou aquando da visita.
José Ferreira afiançou que o executivo da Junta tem procedido à reparação de vias onde “existe perigo para quem nelas circula”.
Recentemente, como “sinal de boa-fé”, a Junta de Freguesia recuou na decisão de não assinar o protocolo de delegação de competência e retomou as negociações com a autarquia para chegar a um entendimento. José Ferreira e os restantes elementos do executivo do Coronado não concordam com a cláusula que remete para a Junta de Freguesia a responsabilidade civil em caso de acidentes rodoviários decorrentes do mau estado das vias. “Aguardamos que esse protocolo seja assinado, porque está provado que as juntas de freguesias desempenham melhor esse papel do que a Câmara”, afirmou.
Mas nem só de problemas se fez a visita. Marco Ferreira elogiou a “proximidade” de José Ferreira para com a população e a “visão estratégica” que tem para o Coronado, através da “capacidade de conhecer as suas potencialidades, potenciá-las e promover momentos que capitalizam aquilo que de melhor a freguesia tem, dando a conhecer ao concelho e à região”.
Por sua vez, José Ferreira fez um balanço de mandato “extremamente positivo”, pela “aposta na ação social”, com a promoção de eventos como o Coronado ConVida e Feira de Natal, a criação da Universidade Sénior e melhoria de serviços, com a nova secretaria que reduziu as barreiras para as pessoas com mobilidade reduzida.
O Coronado foi a primeira freguesia a merecer a visita do PS Trofa para este ano, porque, afirmou Marco Ferreira, “o partido sente a obrigação de fazer escrutínio”, mas também “de dar força aos elementos do executivo que têm feito um ótimo trabalho”.

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...