Edição 495
A divisão dos políticos em espécies facilita a compreensão da sua ação…
Remonta aos primórdios dos tempos que, onde há animais tem de haver poder, já por isso o leão conquistou o título de rei da selva. Já entre os humanos, evoluiu-se para um conceito de urbanidade, onde tal complexidade implicou a adoção de classes e hierarquias. Professores, médicos, pedreiros, economistas, pintores, todos lhes conhecemos o seu raio de ação e percebemos a sua motivação, em princípio, seguir a sua vocação e serem remunerados para assegurarem a sua urbanidade. Agora, e os políticos? Qual a sua motivação?
A divisão dos políticos em espécies facilita a compreensão da sua ação, tema desagradável para os que careçam de sentido de humor, ou que tenham a cabeça exatamente à medida da carapuça!
A primeira espécie agrupa os que tiveram uma vida profissional preenchida, acumulando décadas de sabedoria e que, por sentido de dedicação à causa social e alguma vocação, se colocam ao serviço da comunidade, um bocado à maneira das tribos ancestrais onde os mais velhos são os que mais sabem, ao falarem ouve-se música clássica.
Na segunda espécie, agrupo os “Jotas” (Juventudes Partidárias), que ainda têm dúvidas quanto ao seu futuro profissional mas, como cordeirinhos e desde muito novos, já assumem uma vocação, papagueando aquilo que ouvem dos mais velhos! Com o tempo, os melhores sobrevivem, estudam dossiês que lhes conferem uma visão ampla, tornam-se bons oradores, aprendem a saber estar no meio da urbanidade e apresentam um discurso num estilo de música pop-rock.
A terceira espécie, como não poderia deixar de ser, agrupa os popularescos, normalmente trazidos à ribalta pelas duas espécies anteriores, vêm rotulados de empresários de sucesso, que caem na política como de tropeção, iludindo os anseios do povo crente de que chegou um salvador da pátria! Normalmente, a falta de saber dos indivíduos desta espécie faz com que não tenham extenso programa eleitoral, nunca pensaram em semelhante conceito, logo executam-no muito rapidamente, e agarrados aos “Lobbys” tocam, ruidosamente, um estilo de música pimba.
PS – Na política, poderão ainda ser descobertas novas espécies, pelo que o estudo não se considera completo.
-
Assinatura em pdf41 minutos atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
Atendimento na urgência de Famalicão e Santo Tirso só após chamada para SNS24
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Desporto2 semanas atrás
Manuel Alves conquista título do Grupo 991.2 na Porsche Sprint Challenge Ibérica
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Laura Odete Alves Pereira