Edição 486
Comunidade participou na procissão de Nossa Senhora de Assunção
Alvarelhenses organizaram festa em honra de Nossa Senhora de Assunção, que se realizou nos dias 15 e 16 de agosto.
O som estridente dos tambores da Fanfarra de Santa Maria de Alvarelhos anunciava o início da procissão em honra de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Alvarelhos. Na tarde de sexta-feira, 15 de agosto, as temperaturas altas obrigavam as pessoas à procura da sombra para verem passar a procissão, depois da celebração da Palavra.
As meninas que foram à primeira comunhão atiravam as flores, seguidas de várias dezenas de estandartes, dos andores de Santa Rita, S. Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Dores, S. Roque, Santa Eufémia e Nossa Senhora de Assunção, dos cerca de 30 jovens que foram à Procissão de Fé, pálio e restante comunidade que quis fazer parte da procissão. Cada andor foi levado por um movimento da paróquia, com a exceção do de Nossa Senhora de Assunção, que foi carregado por elementos da Associação de Paraquedistas de Guimarães.
Mas antes da procissão houve a atuação do Rancho Folclórico de Alvarelhos. A festa começou na quinta-feira, com o espetáculo do Duo Leo & Leandro e de fogo de jardim.
As festas foram novamente organizadas por um grupo de mulheres, constituído por Fernanda Ramos, Rosa Silva, Paula Barbosa, Maria Cândida, Luísa Maia, Emília Couto e Fátima Oliveira. Apesar dos “meses de trabalho, da muita dedicação e cansaço”, o grupo fez um “balanço muito positivo”, que “superou tudo”. “Foi muito bom. Não estávamos à espera deste número de pessoas, foi espetacular. Não podia correr melhor. A noitada foi muita boa, um espetáculo lindo, um fogo magnifico e com uma adesão muito grande”, contaram.
A comissão de festas denotou que este ano só começou a tratar das festas “em janeiro” porque estavam “à espera que os homens pegassem”. Foi então que o padre José Ramos falou com uma das senhoras e pediu que continuassem a organizar as festas, juntando ao grupo novos elementos para que as festas não terminem. “Disse que somos muito bem organizadas”, denotou.
Este ano a novidade foi a participação da Associação de Paraquedistas de Guimarães, que contactou a comissão “há cerca de um mês” para desenvolver atividades para “tentar mostrar à juventude que esta é uma profissão bonita”. “Agradecemos a sua presença”, concluiu.
-
Assinatura em pdf11 horas atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
Atendimento na urgência de Famalicão e Santo Tirso só após chamada para SNS24
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Desporto2 semanas atrás
Manuel Alves conquista título do Grupo 991.2 na Porsche Sprint Challenge Ibérica
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Laura Odete Alves Pereira