Edição 471
Palestra apontou “sinais da reanimação da Economia portuguesa”
Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata da Trofa promoveu na manhã de sábado, 26 de abril, a palestra “Destroikar para reanimar” ministrada pelo trofense José Moreira da Silva.
“O nosso país atravessa um momento decisivo. Para que o sucesso nos bata à porta é preciso mudar de hábitos e crenças e fazer renascer novas mentalidades e novos modos de agir e de pensar. É preciso ir atrás dos sonhos, é preciso destroikar para reanimar a nossa economia”. Esta foi uma das mensagens transmitidas pelo orador José Moreira da Silva, durante a palestra “Destroikar para reanimar”, que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Bougado, em Santiago.
“Baseada numa palestra que deu no ISVOUGA – Instituto Superior de Entre Douro e Vouga”, José Moreira da Silva aproveitou esta sessão para “falar de positividade”, uma vez que a sua “especialidade é psicologia positiva”, e de “alguns sinais da reanimação da Economia portuguesa”. “Venho falar de coisas positivas que já estão a acontecer e que é importante estarmos alerta e não estarmos a pensar só em coisas negativas. Não venho falar da austeridade porque já toda a gente a sentiu e esta é altamente perigosa, mas sim de sinais positivos desde a exportação de vinhos, do Vinho do Porto, da indústria de confeções que está numa pujança outra vez, e de sinais e de algumas sinaléticas que vêm de fora concretamente pessoas importantes como Mário Draghi do Banco Central Europeu à senhora Lagarde (diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde) a dizer que a nossa economia está a recuperar”, referiu.
Durante a sessão, José Moreira da Silva apresentou “alguns sinais consistentes de recuperação económica”, como foi o caso da taxa de desemprego. Apesar de haver “níveis de desemprego elevados, a taxa desceu nove meses consecutivos no ano passado e estagnou nos primeiros meses deste ano”, sendo que, “em março, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 6,1 por cento, face ao período homólogo”, considerando como “a maior queda homóloga desde dezembro de 2012”. Outro sinal é o “aumento da produção na agricultura” e “a produção industrial em 7,1 por cento”. “A produção industrial subiu 0,9 por cento em dezembro, enquanto na Zona Euro o crescimento foi de 0,5 por cento. A produção industrial continuou em fevereiro a crescer mais do dobro da média da Zona Euro e foi o segundo maior crescimento da Zona Euro”, enumerou.
O presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) do PSD Trofa, Alberto Fonseca, declarou que esta iniciativa “insere-se no âmbito daquilo que quer fazer neste mandato, que é formar e informar as pessoas e criar algum espaço de debate”, daí esta atividade ter sido “aberta a toda a população”. Alberto Fonseca achou “extremamente oportuno fazer neste momento um ponto de situação sobre aquilo que se passou no passado mais recente e o que nos espera neste futuro próximo”, através da analise de “uma série de indicadores de 2013 que estão a acabar de sair e alguns dados provisionais do início de 2014”. “Estamos a cerca de 15 dias da saída da assistência do nosso país e ainda há alguma indefinição da forma como isso vai acontecer. Mas achamos que era oportuno e interessante informar as pessoas e criar algum debate sobre aquilo que nos espera depois da troika sair do nosso pais”, acrescentou.
O presidente da CPC do PSD referiu que “é muito importante” informar as pessoas, pois da “mesma forma que começamos a entrar neste buraco as pessoas não sentiam diretamente no seu bolso a dificuldade pela qual realmente estávamos a passar, também agora que já estamos a sair do buraco, as pessoas não sentem uma melhoria no seu bolso”. “Acho que é importante que as pessoas tenham consciência de que apesar de não sentirem diretamente nos seus salários e nos impostos que pagam essa melhoria, a economia já está a responder de uma forma muito positiva e todos os indicadores apontam para um crescimento assinalável, que se calhar no início deste programa de assistência não era tão expectável”, concluiu.
-
Assinatura em pdf1 dia atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa1 semana atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa4 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa4 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô