Edição 447
Desafiar o envelhecimento para ter qualidade de vida
Numa conferência dinamizada pelo Lions Clube da Trofa, o orador Miguel Teixeira abordou os desafios do envelhecimento.
“Ter muitos anos sem qualidade de vida não tem interesse nenhum”. Esta foi a conclusão da conferência “Desafiar o Envelhecimento”, ministrada na noite de sexta-feira, dia 8 de novembro, por Miguel Teixeira.
Na sessão que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, o orador abordou os “desafios do envelhecimento”, caracterizando-o pela “sua normalidade, implicação no tempo, mudanças culturais que tem sofrido ao longo dos tempos e circunstâncias que podem ir contra o envelhecimento tradicional”. Segundo afirmou Zélia Teixeira, companheira de Miguel Teixeira, deve-se “aproveitar a idade para desenvolver outras capacidades e destrezas até aí desconhecidas”.
Perante cerca de 40 pessoas, Miguel Teixeira confrontou “o envelhecimento normal” com a noção de “longevidade” que a sociedade tem, devido ao “desenvolvimento da medicina e dos cuidados de saúde”. Zélia Teixeira denotou que, como agora a sociedade tem “uma vida mais longa”, cada pessoa deve “ser totalmente diferente”, aproveitando os “muitos anos” de vida que tem e a “muita experiência”, para “desenvolver e integrar os valores culturais do princípio da vida com os atuais”, o que é “um elo importante de ligação cultural” e que leva a desenvolver “destrezas que não conhecíamos”, uma vez que existem “outras condições de vida” e “outras potencialidades a nível dos afetos e da mente”.
A conferência foi dinamizada pelo Lions Clube da Trofa, que, segundo a presidente Manuela Oliveira, mereceu um balanço “extremamente positivo”, lamentando a pouca adesão. “Tive pena que a sala não estivesse cheia, mas só perdeu quem não esteve cá. Foi extraordinário e acho que este género de conferências são muito importantes para os cidadãos”, referiu.
“Até ao final do ano”, o Lions da Trofa está a organizar duas atividades, um concurso de fotografia e um workshop de arranjos de Natal. Com esta atividade, que se realiza no dia 23 de novembro na sede do clube, Manuela Oliveira espera que “as pessoas aprendam a fazer coisas novas” com “um formador experiente”, que é “decorador”.
Já até ao dia 29 de novembro, estão abertas as inscrições para o concurso de fotografia, que têm um custo de cinco euros. Qualquer pessoa pode participar, desde que “as fotografias sejam de paisagens da Trofa”. Os prémios são “simbólicos”: Um livro sobre fotografias, um kit de limpeza de lentes e um tripé de mesa. As inscrições podem ser feitas através do e-mail lionsclubedatrofa@gmail.com ou do número 926 685 373. Mais informações na página do facebook.
-
Assinatura em pdf5 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Manuel Vieira de Araújo
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Manuel Novais Gomes de Sá