Edição 601
24 anos de Grupo de Jovens de Alvarelhos
“Ninguém é uma ilha” é o lema do Grupo de Jovens de Santa Maria de Alvarelhos e seguir Aquele que é “O Caminho, a Verdade e a Vida” é o seu anseio. O Grupo celebrou o seu 24.º aniversário, com uma missa de Ação de Graças, a 27 de novembro.
Todos os anos, o Grupo de Jovens de Santa Maria de Alvarelhos escolhe um tema para a celebração do seu aniversário, além de ter “gosto” de participar através dos cânticos e das leituras. Este ano, decidiram “homenagear os fundadores do Grupo, oferecendo um quadro com a primeira fotografia existente ao padre José Ramos, para o colocar no salão paroquial de Alvarelhos como recordação daquela época”. Depois da missa de Ação de Graças, seguiu-se o habitual cantar de parabéns e bolo de aniversário, terminando com um almoço-convívio, que foi “prolongado pela tarde toda”.
Em declarações ao NT, os responsáveis pelo Grupo recordaram que foi a 14 de novembro de 1992 que “um grupo de jovens que havia acabado o seu percurso doutrinal, recebendo o crisma, resolveu juntar-se semanalmente para compartilhar ideias e aprofundarem ainda mais a sua Fé”. Vinte e quatro anos depois, já passaram por este Grupo “diversas personalidades, pessoas com várias histórias de vida e que deram parte de si para compor a Paróquia de Alvarelhos”. “Foram vários os momentos passados e vividos neste pedaço de história a que chamamos ‘família’”, afirmaram.
O grupo nasceu com “quatro elementos”, tendo, ao longo destes anos, “crescendo e cativando cada vez mais jovens da freguesia”, tornando-se num “grupo sólido e com uma acentuada parte ativa na comunidade social e paroquial de Alvarelhos”. Atualmente, são “24 elementos”, com idades entre “os 16 e os 28 anos”, sendo que “a maior parte é natural e residente em Alvarelhos” e “alguns são de outras freguesias e concelhos”, mas que, neste grupo, “algo os cativou e chamou”. “O nosso projeto principal é sempre cativar o máximo de elementos possível para que este grupo continue sempre unido baseando-se sempre no nosso lema”, completou.
Os Jovens reúnem-se todos os sábados pelas 21 horas, para, “com “alegria, rezarem, aprenderem uns com os outros, partilharem experiências e brincarem, fortalecendo com isto os laços de amizade entre eles”. “Nem em todos os momentos nos sentimos fortes para continuar, porque nem sempre nos sentimos aptos para ajudar este grupo, mas com a força de vontade e fé de todos aqueles que por cá já passaram e os que estão neste momento, o balanço só pode ser positivo, pois a base fundamental é essa”, mencionaram.
Além das reuniões semanais, o grupo tem “outras atividades previstas”, como a realização da via-sacra ao vivo, prevista para o dia 14 de abril de 2017 (sexta-feira santa), uma peregrinação ao santuário de Fátima, recitação do terço do mês de Maria e encenação de quadros ao vivo no seu encerramento.
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição papel nº286 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Homem da Trofa está desaparecido
-
Trofa2 semanas atrás
Metro para a Trofa e Gondomar com 225 milhões de euros
-
Trofa2 dias atrás
Mulher detida por esfaquear companheiro
-
Trofa5 dias atrás
Homem detido por tentar abalroar carro onde seguia ex-namorada e amigo na Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Homem que estava desaparecido já se encontrou com a família
-
Desporto7 dias atrás
Trofense vice-campeã no Mundial de kickboxing
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Mário de Oliveira Maia