Trofa
1300 jovens vivem Pré-Jornadas na Trofa
Cerca de cem famílias de acolhimento e 250 voluntários acolhem peregrinos oriundos de nove países para viverem os dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude.
Foi ao sabor de uma refeição bem típica da região que os primeiros jovens peregrinos foram recebidos no concelho da Trofa. E se é verdade que alguns estranharam e optaram por uma salada, outros não deixaram migalha no prato que lhes serviu a francesinha, o menu escolhido na Muro de Abrigo para receber o grupo oriundo da Polónia, o primeiro a chegar à Trofa para viver as Pré-Jornadas, preâmbulo para o grande encontro jovem mundial que decorre em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.
Com ele vêm outros, num total de 1300 jovens, oriundos de nove países, a pisar solo trofense. Andres Ziarek, padre que acompanha os jovens polacos que ficarão pela freguesia do Muro, foi servindo de intérprete, graças ao desembaraçado espanhol. O JA acompanhou a chegada entusiasmada da comitiva e a receção animada dos voluntários, que fizeram questão de pôr os visitantes à vontade e com todas as necessidades supridas. O padre José Ricardo Dias ia garantindo isso mesmo ao homónimo polaco, sugerindo que todos registassem os mantimentos desejados, para se ir buscar a um supermercado próximo.
“Os voluntários são muito amáveis, têm muita paciência connosco. Os jovens estão muito felizes por estar aqui e para muitos esta é a primeira saída do nosso país”, contou Andres Ziarek.
Não há certezas quanto a números a nível nacional, mas José Ricardo Dias, responsável pela organização das JMJ na Vigararia Trofa/Vila do Conde acredita que o concelho trofense pode ser o que, em Portugal, receberá mais peregrinos.
“Temos dois meses de trabalho intenso para receber estes peregrinos no concelho, tivemos um grupo com cerca de 50 pessoas a reunir semanalmente para que tudo estivesse pronto e é com grande satisfação que vemos este trabalho dar estes frutos de as pessoas se sentirem acolhidas”, confidenciou o pároco do Muro.
A partir de quarta-feira, começa um programa de atividades para os jovens, de preparação para a JMJ e de divulgação do património turístico do concelhio. Os dias serão repartidos entre momentos de oração, passeios pelo município, atividades na diocese e dormida nas 96 famílias de acolhimento ou nos quatro espaços de alojamento: pavilhões das escolas secundárias da Trofa e de S. Romão do Coronado, Muro de Abrigo e Casa Pastoral Padre António Serra, em Santiago de Bougado.
No domingo, entre as 17h00 e as 21h00, há a festa do envio, que servirá para encerrar as atividades das Pré-Jornadas, num convívio que pretende reunir peregrinos estrangeiros, jovens do concelho que vão participar na JMJ, voluntários e famílias de acolhimento.
Ana Maia integra o grupo Jovens Sem Fronteiras do Muro e, além de voluntária no acolhimento aos peregrinos que vêm de outros países, será também uma peregrina na JMJ. Em Lisboa, espera “muita emoção e crença de que é possível ter um mundo melhor”.
Já Andres Ziarek revela que, do lado do grupo polaco, a expectativa na JMJ é “ouvir os jovens de outros países sobre como creem no mesmo Deus”. “Também esperamos desfrutar desta experiência de ouvir Deus, pela palavra e pelo Papa Francisco”, acrescentou.
A Trofa vai receber jovens peregrinos de França, Cazaquistão, Líbano, Argentina, Itália, Trinidade e Tobago, México, Polónia e Chéquia. A maior parte, cerca de 640, ficam em S. Martinho de Bougado. A vila do Coronado recebe 520, Santiago de Bougado quase cem e o Muro cerca de 50.
Trofa
Homem sofre acidente em serração na Trofa
Um homem, cliente de uma serração, localizada na União das Freguesias de Bougado (São Martinho e Santiago), na Trofa, sofreu um acidente na manhã deste sábado, 1 de fevereiro de 2025.
O acidente aconteceu cerca das 8h45m, na Rua Guerra Junqueiro, após o homem, com 55 anos, ter sofrido um esmagamento de dedos de um pé por uns troncos de madeira.
Os Bombeiros Voluntários da Trofa, com o apoio da VMER da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, estiveram no local para prestar os primeiros socorros. A vítima foi estabilizada e transportada para o Hospital de Famalicão para receber tratamento especializado.
A GNR da Trofa registou a ocorrência.
Atualizada pelas 13h com informação de que o ferido não era colaborador da empresa.
Trofa
PCP promove recolha de assinaturas para aumentar salários e pensões
Segundo o PCP, a campanha, que tem como meta alcançar 100 mil assinaturas até março, já ultrapassou as 95 mil a nível nacional
O Partido Comunista Português (PCP) realizou no dia 29 de janeiro, junto à fábrica Preh, na Trofa, uma ação de recolha de assinaturas para um abaixo-assinado que reivindica aumentos salariais e de pensões. A iniciativa decorreu às 21h30, na troca de turno, e contou com a participação de militantes, incluindo jovens da Juventude Comunista Portuguesa (JCP).
“Nesta iniciativa em particular foram contactados bastantes trabalhadores, tendo sido recolhidas dezenas de assinaturas no abaixo-assinado, apesar do mau tempo que se fez passar”, refere fonte do partido.
Segundo o PCP, a campanha, que tem como meta alcançar 100 mil assinaturas até março, já ultrapassou as 95 mil a nível nacional, com o distrito do Porto a contribuir “com vários milhares”.
No âmbito desta iniciativa, o partido recorda que no dia 14 de janeiro foram realizadas mais de 250 ações em todo o país, culminando, no Porto, com um desfile na baixa da cidade.
O abaixo-assinado continua disponível para subscrição online através do site pcp.pt/queroassinar.