Ano 2009
11º aniversário do concelho: Sessão Solene será dedicada à cidadania
A cerimónia da sessão solene protagonizada pela presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, será este ano consagrada à temática da Cidadania e dos Direitos e Deveres dos Cidadãos, dando assim início a uma série de acções que vai assinalar os 100 anos da República em Portugal.
Desde a actuação de grupos de dança, passando pelos concertos clássicos da Orquestra de Ritmos Ligeiros e da Banda de Música da Trofa, até ao espectáculo dos Meninos Cantores, a música é a componente privilegiada das comemorações do 11º aniversário do concelho da Trofa. Com um programa singelo, mas diversificado, a autarquia da Trofa, liderada por Joana Lima, garante muita animação para lembrar o dia em que a Trofa foi elevada a concelho.
Entre 13 e 21 de Novembro os trofenses cantam os parabéns à Trofa para assinalar mais um aniversário do concelho, um dos mais jovens do país, que a 19 de Novembro de 1998 proclamou a independência de Santo Tirso. Dirigidas a todas as idades, a festa trofense deu o pontapé de saída no dia 13 de Novembro, com a actuação do grupo Alvadance, no Salão Paroquial de Alvarelhos. Já no sábado, dia 14 de Novembro, a noite foi reservada ao II Encontro de Orquestras Ligeiras da Trofa, com as Orquestras Ritmos Ligeiros, La Belle Époque e Little Band, que acutaram no Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa.
O ponto alto dos festejos do 11º aniversário do concelho, o feriado municipal comemorado a 19 de Novembro, reserva aos trofenses um programa variado e preenchido ao longo do dia. A data que evoca a aprovação da criação do concelho da Trofa em Assembleia de República é assinalado com a Cerimónia de Hastear das Bandeiras, pelas 10 horas, no Edifício Sede da Câmara Municipal da Trofa, contando com a presença das crianças das escolas da Trofa que entoarão a Portuguesa – Hino Nacional.
Depois da missa, pelas 11 horas na Igreja de S. Mamede do Coronado, segue-se a Sessão Solene evocativa dos 11 anos do concelho da Trofa, pelas 17 horas, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa. A cerimónia protagonizada pela presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, será este ano consagrada à temática da Cidadania e dos Direitos e Deveres dos Cidadãos, dando assim início a uma série de acções que vai assinalar os 100 anos da República em Portugal.
A recriação da tradicional vitela assada regressa este ano, com toda a população convidada a juntar-se à festa, no Parque Nossa Senhora das Dores, a partir das 19 horas, em que a animação estará a cargo do grupo Sons e Cantares do Ave.
O concerto Anjos de Pijama, com poemas de Matilde Rosa Araújo e música de Andreia Pinto Correia, sobre ao palco para a estreia mundial na noite do feriado municipal, pela interpretação dos Meninos Cantores do Município da Trofa. O espectáculo marcado para as 21 horas, na Igreja de Santiago de Bougado, vai homenagear a escritora Matilde Rosa Araújo e festeja também o 10º aniversário dos Meninos Cantores do Município da Trofa.
As comemorações do aniversário vão chegar até Covelas, no dia 20 de Novembro, com destaque para a actuação do Orfeão Santhyago, na Igreja Matriz, pelas 21.30 horas. Para encerrar a semana de festa, a Banda de Música da Trofa actua no dia 21 de Novembro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, às 18 horas.
-
Assinatura em pdf4 horas atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
Atendimento na urgência de Famalicão e Santo Tirso só após chamada para SNS24
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Desporto2 semanas atrás
Manuel Alves conquista título do Grupo 991.2 na Porsche Sprint Challenge Ibérica
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Laura Odete Alves Pereira