Edição 764
? 300 atletas no regresso do Torneio de Rua
Já sem o habitual cenário marcado pela presença das máscaras, e a fazer lembrar tempos pré-Covid, a Alameda da Estação foi palco da 5.ª edição do Torneio de Rua da Trofa, uma iniciativa da Associação de Atletismo do Porto, que contou com o apoio à organização da Escola de Atletismo da Trofa (EAT).
O recinto daquele espaço plantado em pleno coração da cidade transformou-se numa pista de atletismo, onde se competiu em diversas disciplinas, desde a velocidade, pentassalto, vaivém com barreiras, corridas de estafetas e lançamentos do vortex e do peso.
“São provas de carácter lúdico para os atletas mais novos, desde os escalões de benjamins A até aos iniciados”, explicou Pedro Sá, responsável pela EAT, que se mostrou feliz por ver a prova contar “com cerca de 300 atletas de 12 clubes”.
O objetivo de trazer para a Trofa uma prova deste tipo foi captar a atenção das crianças e jovens do concelho para a modalidade e mostrar que “o atletismo não é só correr e é composto por várias atividades”. “A experiência diz-nos que, quando as crianças experimentam, acabam por ganhar o gosto. Isto não é mais do que uma brincadeira, aquilo a que chamamos de atletismo jogado, e todas as crianças gostam de jogar”, sublinhou Pedro Sá.
A organização deste evento, que também teve colaboração da autarquia da Trofa, é mais um marco na época desportiva da EAT, que já soma alguns resultados significativos. “Conseguimos alcançar o 4.º lugar nacional coletivo no corta-mato curto, tivemos a Deolinda Oliveira campeã nacional de estrada e vice-campeã de corta-mato e tivemos a Alice Oliveira e a Sandra Sá com mínimos para os nacionais”, detalhou o treinador, que aponta mais expectativas para a campanha de verão.
“Além da formação, que continua a ser a aposta principal do clube, vamos apostar na equipa sénior feminina, nos clubes, o objetivo é, pelo menos, estarmos na 3.ª divisão novamente e desta vez lutar pelo pódio e não ficarmos pelo 5.º lugar como nos dois últimos anos”, projetou.
As últimas provas disputadas pela EAT foram a 16 de abril. No Grande Prémio de Atletismo da Páscoa, em Vila Nova do Campo, participaram Martim Ferreira (benjamim B, 5.º lugar), Kristina Tsybrivska (benjamim B, 25.º), Margarida Monteiro (infanjtil, 10.º), Denis Tsybrvskyy (infantil, 14.º) e Deolinda Oliveira (veteranas F50, 2.º).
Já no Torneio de Estafetas + Provas de Preparação, em Guimarães, a EAT esteve representada nos 150 metros por Sandra Sá (sub-23, 7.º lugar), Mónica Rodrigues (sub-23, 16.º lugar), Diana Rodrigues (sub-23, 19.º lugar) Sofia Santos (júnior, 29.º lugar). Na estafeta de 4×100 metros, as atletas conquistaram o 2.º lugar.
-
Assinatura em pdf23 horas atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa1 semana atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa4 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro