quant
Fique ligado

Ano 2007

Desporto aquático acessível a todos

Avatar

Publicado

em

Clube Estrelas Aquáticas da Trofa é o nome da associação, sem fins lucrativos, criada em Setembro passado e onde pequenos e graúdos praticam natação, pólo aquático e triatlo, suprindo desta forma uma enorme lacuna em termos de desportos aquáticos, existente no concelho da Trofa.

  Este clube nasce da ideia e vontade de diversas pessoas ligadas ao meio aquático, que hoje em dia trabalham e habitam na cidade da Trofa e, assim preencher uma lacuna existente nesta cidade e, tem como preocupação principal adoptar uma conduta para ajudar as crianças e os jovens deste concelho a crescerem e desenvolverem-se e formar os seus atletas como desportistas e como homens.

Uma das modalidades incrementadas nesta associação foi o pólo aquático, que tem como responsáveis técnicos antigos e actuais atletas internacionais, nomeadamente, Ricardo Monteiro e Ricardo Tavares, atletas do Sport Comércio Salgueiros (Duodeca-campeão nacional), movimentando já cerca de 20 atletas, tendo já uma equipa de infantis a competir no campeonato regional.

"Ganhar jogo a jogo" é o objectivo do técnico Ricardo Monteiro esta época que, em declarações ao NT, referiu que apesar de ciente das dificuldades "a intenção é tentar triunfar todas as partidas em que participemos. Outro objectivo que queremos atingir é atrair mais jovens para a equipa. Estamos abertos a todos os que quiserem vir experimentar". As inscrições são grátis e estão abertas a todas as crianças dos 7 aos 12 anos.

A Trofa, com elevada carência de desportos alternativos ao futebol, na opinião do técnico, "é a melhor cidade para implementar uma modalidade como o pólo aquático, porque tem muitos jogadores de grande qualidade".

 Conseguir o título nacional é um projecto de futuro, assim como conseguir uma piscina com condições para receber competições. "A piscina onde realizamos os treinos, no Health Club Complexo Tropical, não tem os requisitos mínimos para receber partidas de pólo, mas neste escalão não é preciso ter uma piscina própria para competir. Há jornadas concentradas, vamos jogar a outras piscinas, nas quais as restantes equipas do campeonato jogam também durante o fim-de-semana", referiu Ricardo Monteiro, acrescentando que com a chegada do Natal "pode ser que apareça aí uma piscina nova com melhores condições para trabalhar e para melhorarmos cada vez mais".

Apesar de pouco divulgado pólo aquático é uma modalidade em franca expansão no país e, segundo Ricardo Monteiro, "é uma das mais bonitas e espectaculares, desde já porque é praticada dentro de água e isso já cria uma envolvência particular nas pessoas".

O ciclo de treinos está dividido em três treinos semanais, às segundas das 18 horas às 19h30, quartas das 16h30 às 18 horas e sextas das 19h45 às 21h45.

O Clube Estrelas Aquáticas da Trofa engloba, neste momento, também as modalidades de natação (masculino e feminino) e triatlo (masculino), nas variantes de formação e competição.

Hélder Nascimento é o técnico na modalidade de natação, que conta com cerca de 40 crianças de ambos os sexos.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...